Cinco Pontões

INFORMAÇÕES:
Carlinhos Jarske
(27) 9-9875-6506
carlinhos.jarske@gmail.com

Pedra dos Cinco Pontões - Laranja da Terra - ES

A cada angulo, uma visão diferente.

Uma das áreas do município cercada de lendas, mistérios e parte integrante da cultura de Laranja da Terra os “Cinco Pontões” começa a ganhar a notoriedade merecida, a exemplo de outros monumentos naturais como a Pedra Azul em Domingos Martins e a Pedra do Elefante em Nova Venécia. O monumento que se localiza no distrito de Joatuba, Zona Rural do município de Laranja da Terra, em cerca de aproximadamente 20km da sede municipal, sempre foi considerado um ponto turístico pelos nativos, que reconhecem as belezas bem como a vista privilegiada que ela oferece.

A via de acesso é a Rodovia Laranja da Terra – Itarana, sendo que na comunidade de Pão de Ló, para quem se desloca de Laranja da Terra, a entrada a esquerda, leva a comunidade de Santa Luzia, que por sinal é considerada quilombola e daí o acesso a “Cinco Pontões” acontece na principal estrada vicinal, sendo que lá no alto também existe um pequeno aglomerado humano com o nome de Comunidade dos Cinco Pontões.

O local já vendo sendo a algum tempo palco de atividades esportivas com destaque para as duas edições da competição nacional de ciclismo no ano de 2009 e 2010, o Survivor Trip Trail que reuniu atletas de vários estados brasileiros e a Ultra Maratona, cujas rotas contornam aos pés da pedra. Além disso, a administração está dando mais notoriedade a pedra, que é considerada como um dos principais símbolos municipais estando presente até mesmo na bandeira.

A rota dos Cinco Pontões é conhecida desde os primeiros colonizadores da região, tendo sido rota de passagem de jesuítas em tempos do Brasil colônia e cuja passagem redundou em uma série de lendas e mistérios que são passados via oral de geração a geração, como por exemplo a lenda mais famosa, de que em algum lugar do local, se encontra escondido um cacho de bananas de ouro, e aquele que o achar, terá ouro para o resto da vida. A lenda do cacho de bananas de ouro é no entanto apenas um dos “mistérios” que cercam o local e o conferem um encanto a mais além de servir de atrativo para a visitação.


A administração municipal está empenhada em transformar o local em ponto turístico oficial e local de visitação pública sendo que alguns passos já estão sendo dados nesse sentido.
O Governo do Estado do Espírito Santo, também descobriu o potencial do monumento, tanto que já se encontra em tramitação na Secretaria de Estado da Cultura, com a aquiescência do município o projeto de tombamento da “Pedra dos Cinco Pontões” o que irá gerar uma grande visibilidade do local, tanto a nível de estado quanto além dele. O Projeto já se encontra em andamento e não deve demorar para ser concluído.

Por sua vez entre os planos da administração de Laranja da Terra está a facilitação de acesso ao local, bem como concessão de hotelaria, para que ali seja construída uma pousada ou hotel, visando a acolher os turistas que chegarem na região. A caminhada ecológica dos “Cinco Pontões” é também uma das ações que a administração pretende implantar numa parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, uma vez que além da visita ao local está também a conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente e das belezas naturais por parte de todos os cidadãos.

“Cinco Pontões” além de beleza é propícia a prática de vários esportes como o Rapel, Escalada, Trilha, Ciclismo, brindando a todos como uma bela vista do vale que se descortina a sua frente e por onde serpenteia o Rio Guandu.

Um dos sites especializados em escalada, o portal www.altamontanha.com, considera que a nível de estado, a Pedra dos “Cinco Pontões” é a melhor formação rochosa para a prática de escalada no Espirito Santo, como afirma um dos autores do site Dorigueto, sendo uma formação de granito raro e com 500 metros de altitude. O mesmo site ainda afirma que a pedra está entre os melhores pontos de escalada de acordo com a Associação Capixaba de Escalada (ACE) que a define: Pedra dos Cinco Pontões Possui cinco pontas, a maior com 500 metros. E cada uma tem pelo menos uma via de acesso.

E com essas ações do Governo Municipal, juntamente com o Governo do Estado e a participação ainda que modesta da iniciativa popular, a “Pedra dos Cinco Pontões” está atraindo cada dia mais turistas e visitantes e desponta como uma das promessas de um grande polo turístico para Laranja da Terra.

Atraídos pelas lendas, pelos mistérios, pela aventura, pela beleza, ou simplesmente pela tranquilidade e a sensação de paz que se tem de lá de cima dos seus 550 metros de altura que ela alcança em sua ponta maior, cada vez é maior o número de visitantes e turistas que o visitam, e todos os que lá vão, retornam com a certeza de terem encontrado um dos mais belos locais que se pode encontrar na região serrana do Espírito Santo. Muitos são os motivos para se conhecer a “Pedra dos Cinco Pontões”, mas a sua beleza ímpar e a sua vista são sem dúvidas as maiores lembranças que levam todos aqueles que a conhecem.