sábado, 8 de dezembro de 2012

IGREJA LUTERANA TRANSFORMADA EM "CURRAL"


Há anos que estou indignado vendo em minha comunidade uma “Igreja” sendo usada como curral, não estou descrevendo de forma figurada, é literalmente curral, local onde se junta e acolhe o gado.

Estou me referindo a uma pequena Igreja, localizada no seio da comunidade do Pão de Ló no Distrito de Joatuba, Município de Laranja da Terra – ES. A igreja ao lado do cemitério, com suas formas que representam uma construção conservadora e clássica, internamente a famosa varandinha sobre a entrada, e a frente um altar e púlpito elevado de forma circular com acabamento em madeira. Acredito que a época quando foi construída, provavelmente teve também a sua pedra fundamental, que ainda deva estar ali enterrada, assim ficou para traz e ignorada a nossa história de vários casamentos, batizados, confirmações, celebrações natalinas, passagem de pastores e entre outros fatos que rondam as lembranças de cada membro daquela comunidade.

Tudo começou no inicio dos anos 80, a comunidade estava em largo crescimento, sentia-se a necessidade de construir uma igreja maior, foi então que esse descaso e desrespeito com a nossa historia começou. A diretoria da época resolveu então comprar uma nova área para construir a nova Igreja, fazendo então uma troca absurda, passando a antiga Igreja para o proprietário da nova área de terras onde seria então construída a nova Igreja.

A nova Igreja então é construída, sendo ignorado os traços e formas de Igrejas clássicas da época, ganhando uma nova forma plana, com telhado de metal, sem portal de entrada, nem torre, com aparência de prédio de escola publica, mas passou-se a ser a atual Igreja, e a antiga, o proprietário então a transformou absurdamente num “curral” para recolher o gado.

Tomo essa liberdade e atitude de levar ao conhecimento dos meus leitores, o fato acima descrito e peço que me ajudem a viabilizar uma forma de realizarmos uma campanha ou sensibilizarmos a comunidade para adquirimos a antiga igreja que foi transformada em curral e resgatarmos a sua história e ainda fazendo um trabalho minucioso de restauração, devolvendo a nação dos luteranos daquela comunidade o respeito aos seus antigos fundadores.


10 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Manifestação do Almiro Wilbert
    Presidente do Conselho da Igreja – IECLB

    Prezados irmãos do Sínodo Espírito Santo a Belém
    Estimado Pastor Sinodal Joaninho Borchardt

    A Ouvidoria do Portal Luteranos, da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, recebeu manifestação dirigida ao Conselho da Igreja e tendo por assunto o referido “Descaso com a nossa história – Igreja usada como curral”, como segue em anexo abaixo.

    Agradeço ao autor da mensagem, Sr. Carlos Alberto Jarske, pela sua carinhosa preocupação com as coisas da Igreja e com a memória dos que nos antecederam na construção dos referenciais da presença luterana em nossas terras. Também agradeço ao P. Rolf Schünemann que, pela Ouvidoria do nosso Portal, me deu conta imediata da manifestação recebida.

    Solicito aos irmãos do Sínodo Espírito Santo a Belém que entrem em contato com o Sr. Carlos Alberto Jarske (e-mail e telefone informados na nota abaixo) e, com o apoio de ministros locais, levantem todos os aspectos relacionados à situação relatada.

    Mantenham o Sr. Jarske e a este Conselho informados dos encaminhamentos realizados ou planejados para solução da questão.

    Saudações fraternais e votos de abençoados tempos de Advento.

    Almiro Wilbert
    Presidente do Conselho da Igreja – IECLB

    From: Ouvidoria Luteranos
    Sent: Saturday, December 08, 2012 1:40 PM
    To: awilbert@uol.com.br
    Subject: ENC: Portal Luteranos - Descaso com a nossa história - Igreja usada como curral

    Estimado Almiro!
    Recebemos na ouvidoria a mensagem abaixo. Ela está dirigida ao Conselho da Igreja.
    É um caso interessante. Quem sabe o Sínodo também precisa ser envolvido com a questão.
    Um abraço
    Rolf Schünemann

    ResponderExcluir
  3. Palavras do Pastor Sinodal Joaninho Borchardt: Como fui o moderador desta assembleia e me inteirei das condições às quais a igreja velha se encontra e, considerando que não é mais patrimônio da comunidade, mas sim de particulares, e que o terreno onde ela se encontra está em inventário, não podendo, portanto, ser mexido, a decisão mais acertada foi a sua demolição. Mesmo que se perca a história visível, ela permanecerá na memória dos membros e nos registros das fotos que foram tiradas lá. É melhor ficar com esta lembrança do que aquela que serve de abrigo para os animais que lá transitam.

    ResponderExcluir
  4. Sinto que preciso ainda lutar para não deixar demolir essa capela(Igreja), pois a cada dia que venho buscando informações a respeito dela, fico mais otimista em defende-la, segundo informações, essa Igreja foi construída três anos apos o fim da Segunda Guerra, fico me remoendo, como os nossos antepassados lutaram para ergue-la.

    Peço que me ajudem a mobilizar toda força da nossa "Igreja" para que não deixarmos cometer mais esse erro, em demolir a nossa própria história.... Conto com a sensibilização de cada um... juntos podemos salva-la.

    ResponderExcluir
  5. Quem está se remoendo é o antigo dono.

    ResponderExcluir
  6. Meu querido... a Igreja deveria se preocupar xom vidas que estão verdadeiros estábulos, xom histórias de pessoas, de familias que por muitas vezes caem no alcoolismo, com"membros" que nao sabem qual a diferença entre protestantes e católicos, que por muitas vezes misturam as duas religiões e acreditam que são "praticamente iguais" pq não se preocupam em restaurar vidas ao invés de invadir terrenos particulares e causarem dor a família a qual pertence? Me desculpemas caso o SSenhor não saiba essa invasão eh crime.. mas praticar a misericórdia eh mandento de Deus... pq o Senhor Deus não havita em contrações de cimento e barro mas sim nos corações do que o amam..

    ResponderExcluir
  7. Caros leitores, a questão que estamos discutindo não é com relação de quem é a culpa pelo abandono da Igreja, em momento algum apontamos nessa direção, e sim o que estamos tentando e mobilizar e chamar a atenção da "Igreja num todo" para reavermos e restaurar a antiga capela, corrigindo um equivoco do passado. Respeitamos os proprietários, tanto que já estivemos conversando com os mesmos, que demonstraram que também se sentem incomodados com a situação a qual chegou a capela(Igreja). Não estamos invadindo propriedade alheia, apenas estamos manifestando e demostrando o interesse de reaver e restaurar a referida Igreja.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou da IELB mas ja presençiei a situação achei um absurdo,tem que restaurar sim,Quanta palavra de DEUS ja foi pregada lá.tem qu restaurar sim.

    ResponderExcluir
  9. Porque Restaurar após meio século? O cupim já tomou posse da história construída e vivida. Um parede, onde só resta concreto e desavenças? Deve virar pó. Devemos sim, resgatar vidas. restaurar pessoas, para viver mais feliz. Pela descrição no texto,
    há presença de ofensas ao proprietário.





    ResponderExcluir
  10. Olá!!! Tenho acompanhado essa mobilização em tentar recuperar a antiga Igreja, mas vejo que a cultura da região vai contra esses princípios, é mais comodo se livrar de um problema, eliminando-o. Aconselho a esse senhor que desista dessa iniciativa, acredito que seja uma prova de nosso "Pai" para ver como nos importamos com a casa de "DEUS". Nosso Pai irá entender as razoes de sua desistência. Amém...

    ResponderExcluir

Obrigado por participar!!!