domingo, 19 de fevereiro de 2012


Em resposta ao comentário Eduardo Feb 13, 2012 07:30 PM 

O nosso Município que ainda o considero muito jovem, completando neste ano em 10 de maio, seus 24 anos de emancipação, se comparado a municípios mais antigos, posso afirmar que estamos muito além dos mesmos...

Quanto se fala em telefonia, posso lhes dizer que já passei por varias outras grandes metrópoles de nosso país, muitos com poder aquisitivo bem superior a nossa pequena Laranja da Terra, e estes, enfrentam os mesmos problemas que nós, a falta de cobertura de telefonia móvel.  Em nosso país, ainda estamos retro as uns 20 anos na área de comunicação, se comparados a países que antes eram considerados grandes potencias.

Ainda falando em telefonia móvel, posso afirmar com toda certeza e até apresentar documentação que comprava a insistência das administrações desta Municipalidade, em requisitar a instalação desse serviço nas localidades de Sobreiro, Joatuba e São Luís de Miranda, a resposta que temos obtido é que as empresas tem um prazo preestabelecido pela agência reguladora deste serviço que é a ANATEL, de estarem cumprindo as referidas instalações entre os anos de 2013 a 2014 levando em conta o numero de residências de cada localidade.

Posso ainda completar e comprovar, que a administração tem se preocupado e buscado atender o anseio da população laranjense, pois levamos telefonia fixa para todas as referidas localidades, que tinham a previsão de receber este serviço no ano de 2012, mas graças a intervenção e parceria buscada pela Prefeitura, estes serviços foram antecipados e instalados entre os anos de 2008 e 2009, da mesma forma estamos insistindo constantemente para implantarmos telefonia móvel antes do prazo estabelecido pela ANATEL junto as referidas operadoras.  Sugiro uma breve leitura da Cartilha de Universalização da ANATEL disponível no link abaixo:


Agora tratando da questão do comentário do colega Eduardo,  que afirma que “interesse é o que mais há em Laranja da Terra, porém, numa lógica inversa”,  digo que ele esta sendo infeliz em suas colocações, e ainda fazendo insinuações graves, cabíveis de serem apuradas, pois entendo que não se deve levantar suspeitas ou mesmo insinuar sem ter uma forma de comprovar.

É fácil de levantar  em meio à sociedade criticas e insinuações de suspeitas, mas botar a mão na massa, buscar uma solução e apresenta-la a sociedade, mostrar caminhos para se solucionar um problema ou somar forças para se conquistar um benefício que atenda coletivamente a sociedade, é um trabalho árduo, que poucos se dedicam a essa pratica, pois é mais fácil ficar por aí falando de assunto que não tem o mínimo de conhecimento
.
Laranja da Terra é um município ainda jovem, formado por diversas pequenas propriedades  agrícolas, que para se chegar a cada uma delas é preciso passar por varias outras propriedades e muitas vezes por um ou dois córregos. Dessas pequenas propriedades, famílias dividem essas pequenas áreas com seus filhos, buscando a sua sobrevivência e gerando uma produção diversificada nos tornando um Município rico e invejável.

Temos muitos trechos de estradas vicinais ligando de um canto a outro, de fluxo continuo, na maioria interligando várias pequenas propriedades a estrada principal,  poucos trechos que são exclusivos  de acesso a propriedade particulares.  Então como posso admitir, quando uma pessoa afirma que só a  interesse em patrolar as estradas e consertar pinguelas das propriedades privadas...”  por interesse!!!  Sugiro que seja mais objetivo e aponte as propriedades privadas que estão sendo atendidas irregularmente. Sugiro ainda, que busque conhecimento dos programas e incentivos desenvolvidos em parceria com os governos: federal e estadual e o município para atendimento a agricultura familiar.

Continuando.... “Enfim, a vontade (QUE É POLÍTICA) está sempre voltada para as picuinhas e desafetos partidários ou para o UMBIGO dos que podem fazer algo” entendo que obras como: pontes, pinguelas, bueiros,  postos de saúde, quadra de esportes, campos de futebol, calçamentos, garagem municipal, sistemas de tratamentos de agua e esgoto, Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, Centro de Convivência do Idoso e aquisição de maquinários, tratores, caminhões, ambulâncias, botijões de inseminação bovina, resfriadores de leite, secadores de café  e ônibus para atendimento de alunos de nível superior, não se enquadram na frase expressada pelo nobre colega, acho que deveria se aprofundar mais na vida politica administrativa do município.

Quanto aos termos “Competência” e “Marmelada”  fica para uma breve reflexão, do cotidiano vivido por todos nós!!!

3 comentários:

  1. Olá Carlos! Gostaria de parabenizá-lo pela brilhante resposta, a altura de um bom administrador como sei que o amigo é!

    Sinto que devo me retratar no tocante de não discriminar o alvo do comentário supracitado, criando esse ar de crítica às atribuições do colega!

    Gostaria de escrarecer que as críticas e questionamentos apresentados de nada têm que ver com a administração atual, que demonstra preocupação e comprometimento com o progresso do nosso município, dando vazão a novos grupos (e pensadores políticos) de se manifestarem publicamente sobre as questões concernentes à cidade. Restanto, portanto o seguinte comentário: pelas características que diferem a atual gestão com descasos e/ou omissões anteriores, tem-se prova de que o comentário não trata-se da gestão atual, restanto apenas minha sinceras e respeitosas desculpas por não ter DISCRIMINADO e DIRECIONADO o teor do comentário aos devidos fins!

    Mais uma vez, obrigado pela muitíssimo bem fundada explanação, contamos com o prezado para a continuação dos projetos que visam mudar a realidade passada de nossa cidade!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Amigo Carlos Alberto Jarske

    Preliminarmente,

    Agradeço extremamente o comentário no meu Blog,

    Gostaria de ressaltar que é uma honra receber de forma tão elucidativa um comentário vindo de pessoa tão ilustre que tanto admiro e considero cujo foco foi à contraposição e "colisão de ideias" que acabou me levando a outras ideias sobre o que tem sido um tema central na política Laranjense, a questão da Telefonia, que em breve pretendo Eu, como o amigo disse: "arregaçar as mangas" e fazer como cidadão Laranjense parte da SOLUÇÃO deste problema.

    Aos poucos pude perceber que através da arte em manter o bom diálogo, que demonstrou o amigo uma dissertação por meio de uma argumentação capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão proposta sobre o esforço feito até agora em particular pelo seu empenho;

    Contudo prezado amigo, ufano das realizações que provavelmente ligarão futuramente o meu nome ao seu gostaria de salientar alguns pontos observados na sua brilhante resposta, tais como:

    1. Sinceramente não considero que "24 anos" de emancipação seja pouco tempo!

    2. "O amigo disse: "Se comparado a Municípios mais antigos" (vago), "NÃO" estamos muito além dos mesmos" (depende do parâmetro que o amigo utilizar para comparação, pois este parâmetro pode mudar se compararmos com Municípios do Norte Nordeste enormes e sem telefonia móvel com Municípios do Sul Sudeste, por exemplo, com população muito menor, porém com cobertura em 100% na zona Rural?

    3. Concordo com o amigo que isto é realmente um problema no Brasil inteiro, mas penso que devemos ENCONTRAR a RESOLUÇÃO destes problemas porque, muitas pessoas que se deparam com um problema pra lá de inconveniente com estes já devem estar bastante enfadadas de retórica.

    4. Quanto ao prazo que o colega citou a própria ANATEL, afirmou que essa limitação acabaria em abril de 2010. E Segundo a entidade, atualmente apenas 918 municípios dos 5.564 (dentre eles LARANJA DA TERRA) ainda não contam com cobertura de redes de telefonia celular em sua totalidade. Felizmente, as operadoras adiantaram a conclusão desse trabalho em vários municípios (em alguns APENAS TELEFONES FIXOS), muitos deles inclusive já contam com redes 3G, mas Laranja da Terra ainda não, nem sequer o compartilhamento de rede entre as prestadoras e “roaming ", de forma a viabilizar as ligações de celulares móveis nas zonas rurais.

    5. Estou comentando no seu Blog, em meu nome uma vez que entendi que o amigo se referiu primeiramente a minha pessoa (no 5º parágrafo) da sua resposta quando disse ... " Agora tratando da questão do comentário do colega Eduardo"..., logo anteriormente estava tratando da minha, presumo?

    6. Por fim gostaria de destacar que entendo que a expansão do serviço de telefonia no Espírito Santo vem se caracterizando pela "seletividade" geográfica e de "renda" com a qual as operadoras de telefonia "escolhem" as áreas onde pretendem fornecer seus serviços. Assim, regiões "intensamente povoadas" e de "elevada renda" são "contempladas com o serviço", em prejuízo de Municípios menos populosos e de menor renda per capita e cujas forças políticas, não conseguiram atingir seus objetivos como infelizmente é o caso de Laranja da Terra nas áreas citadas no meu Blog.

    7. Entendo que esse processo configura-se em um vetor de ateio às desigualdades sociais, pois a extensão da cobertura do serviço fica dependente da "lógica do lucro" e do mercado, em prejuízo da cidadania e dos aspectos sociais igualitários e peculiaridades de cada Município.

    8. Repito que esta discussão, portanto, tem o objetivo de sujeitar as prestadoras de telefonia a expandir seus serviços para todo Municípios de Laranja da Terra.

    Deixo um abraço sincero,

    Cordialmente,

    Moacyr Calmon

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Carlos,

    Quando escrevi aos seus leitores percebi que ainda precisava esperar para ter minha opinião publicada, e fiquei me perguntando? porque o amigo MODEROU OS MEUS COMENTÁRIOS?, Percebi que embora tenha publicado a resposta do amigo Edu, (que se justificou, tecendo elogios) ato continuo não publicou minha resposta, como leitor, gostaria de liberdade para falar, para comentar, e interagir no seu blog pois presumo que seja esta a sua finalidade , ou estou enganado? Se não for esta a intenção do Blog me avise!

    Saliento que se de alguma forma fui deselegante no meu comentário peço que me anistie dessa penalidade, uma vez que não tendo publicado nosso "debate de ideias", sugere que não gostou do que escrevi por algum "motivo" que particularmente desconheço.

    Continuo, mesmo assim sendo sincero admirador do seu trabalho e saliento que tenho muito que aprender com o amigo, me deixe informado das suas regras se for o caso,(!?!?)

    Qualquer coisa estarei a sua inteira disposição para elucidar quaisquer dúvidas que se fizerem necessárias, e é só me falar que vou até você.

    Cordialmente,

    Moacyr Calmon

    ResponderExcluir

Obrigado por participar!!!