domingo, 19 de abril de 2009

Laranja da Terra leva cultura pomerana para o ‘Sabores do Campo’‏

A 17° edição do ‘Sabores do Campo’ que ocorreu na terça-feira (14), às 19 horas, no Hortomercado, em Vitória. O evento contou com a participação do município de Laranja da Terra, que divulgou os produtos da agroindústria familiar da região e mostrou as tradições da cultura pomerana, preservada por seus habitantes. O ‘Sabores do Campo’ é promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com as prefeituras municipais do Espírito Santo. O objetivo do projeto é valorizar e incentivar o trabalho da agroindústria familiar aproximando o campo e a cidade. O projeto faz parte das ações estratégicas do Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag), que estimula o desenvolvimento social e a oferta de produtos e serviços de qualidade, a valorização histórica e cultural e a conservação ambiental das atividades rurais não agrícolas.

O município de Laranja da Terra é um dos mais novos do Estado. Foi fundado em 10 de maio de 1988, desmembrando-se de Afonso Cláudio. A cidade está localizada na mesoregião central do Espírito Santo, a 160km da Capital – Vitória. Atualmente, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município é de aproximadamente 10.850 habitantes, sendo que deste total, 73% encontram-se na área rural.

Os principais produtos do setor agropecuário, cultivados na região são: café; hortaliças, como tomate e quiabo; frutas, como manga, mamão e banana; e culturas de subsistência, como feijão e milho e produção de leite.


‘Sabores do Campo’
O projeto teve início no segundo semestre de 2007 e tem como objetivo principal unir o meio urbano ao rural, através de momentos de degustação de produtos típicos da agricultura de base familiar, dos municípios participantes.
O ‘Sabores do Campo’ acontece, periodicamente, no Espaço Agricultura em Movimento da Seag, nas dependências do Hortomercado em Vitória. Desde a primeira edição, 16 municípios participaram do projeto: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Santa Teresa (Pólo de Uva), Aracruz, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Nova Venécia, Montanha, Santa Leopoldina e Pinheiros.

Assista ao vídeo:

3 comentários:

  1. Valorizar os frutos da terra (de Laranja da Terra) e a história do nosso povo , a cultura pomerana é uma brilhante ideia... o caminho é este... não desistam!!! parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Divulgar a nossa cultura, é não perder de vista a nossa essência.
    Ormi
    23 de abril de 2009 20:42

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria .
    tava faltando isso, a divulgação dos valores de nossa terra!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar!!!